Joe Arthuso

TEMPOS

Não tinha trabalho
e nem grana para alimentar um papagaio,
era um tempo áspero!

Arrumei um emprego
mas ganhava pouco,
comprei um gato!

Ele miava, miava, haja ração!

Eu fui promovido
e não era mais um simples operário,
quanta determinação!

Ele miava, miava, haja ração!

Eu acordava sempre no mesmo horário
e trabalhava dobrado
em tempos complicados de corações pálidos,
haja exatidão!

Eu ia para o emprego
e pregos perfuravam a parede do meu cérebro:
Pare, pare! Não! Trabalho! Trabalho!
Voltava para casa em cacos.

Ele miava, miava, haja ração!

Eu comprei uma TV de Plasma, quanta resolução!
Comprei um carro do ano
e muitos juros na prestação.

Ele miava, miava, haja ração!

Eu montei uma firma no ramo da comunicação
e contratei um expert em recursos humanos.
Tempos tecnológicos!

Ele miava, miava, haja ração!

O tempo corria ilógico:
Doutor, estou muito estressado!
Toma aqui um remedinho,
um “diaze-pão.”

Ele miava, miava, haja ração!

Eu cheguei em casa, exausto!
O dia pela noite era diminuído
em doses homeopáticas de monotonia e cansaço.
Tempos a prazo!

Peguei o celular, onde estão meus amigos?
não escutei nenhum miadinho...
Meu gato tinha morrido!
Tempos de Cão!

Foto de Kate Maldonado.